sábado, 12 de novembro de 2011

PROTESTOS MARCAM O 10º MÊS DA TRAGÉDIA EM NOVA FRIBURGO

Inicio da manifestação na Praça Dermeval Barbosa Moreira, organizada pelo Fórum Sindical e Popular

Para relembrar os dez meses da maior tragédia climática brasileira, os friburguenses foram às ruas protestar nesse 11/11/11. Com carros de som, megafones e panfletagem, o movimento quer acordar os cidadãos para exigir ações eficazes do governo. A escassez de medidas efetivas para resolver grande parte dos problemas da população e a atual instabilidade do cenário político local colocou os habitantes em alerta.
Entre as principais exigências dos manifestantes estão o pagamento do aluguel social para as mais de mil famílias que ainda não tiveram o acesso ao benefício, a construção de casas populares, solução para o desemprego na cidade e obras de contenção nas encostas, além de ampliar a vazão dos bueiros e manilhas para dar conta em caso de chuvas fortes.
Após a manifestação na Praça Dermeval Barbosa Moreira, organizada pelo Fórum Sindical e Popular, o movimento seguiu em marcha pela Avenida Alberto Braune até a Prefeitura. A previsão era findar com acampamento na Praça Getúlio Vargas, cuja ideia é permanecer até o dia 15, como parte do movimento “Occupy NF”, a exemplo de outras manifestações globais, como “Occupy Wall Street”. Os eventos foram organizados pela internet, através do Facebook, com a participação de mais de 1.300 pessoas.

- Com AVS

MUDANÇAS NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO FRIBURGUENSE


O médico e vereador Renato Abi-Râmia (PMDB-RJ) é o novo secretário municipal de Saúde. O nome dele foi confirmado no cargo no fim da tarde desta sexta-feira, 11 denovembro, após reunião com o prefeito interino, Sérgio Xavier (PMDB). Ele irá substituir a adversária política Jamila Calil (PPS-RJ) que, após onze meses no cargo, pediu exoneração na última quarta-feira, 9 de novembro. A cadeira de Renato Abi-Rãmia, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, passará a ser ocupada pelo ainda secretário municipal de Agricultura, o suplente Roberto Wermelinger (PMDB-RJ), que deixará a pasta logo após o término do Festival da Flor e do Morango, que termina no início da semana. Outra modificação no secretariado foi a exoneração do superintendente da Autran, coronel Celso Novaes. O substituto dele será o atual gerente de apoio da autarquia, Carlos Alberto Bayer, o Beto.
Logo após deixar a reunião em que foi definida a sua nomeação para a Secretaria de Saúde, Renato Abi-Râmia disse que terá autonomia para fazer as nomeações em cargos estratégicos da pasta. Segundo ele, este havia sido um dos principais motivos para rejeitar o convite do prefeito afastado Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB-RJ) para assumir o cargo no ano passado. Renato Abi Rãmia, neste primeiro momento, diz que não pretende fazer grandes mudanças nos cargos de confiança da pasta.
- “O problema da Saúde era a falta de comando geral.”, disse, alfinetando a antecessora.
O novo secretário de Saúde destacou que pretende ter uma relação estreita com o Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Neste fim de semana prosseguem as negociações para o preenchimento de outras secretarias. Atualmente, estão sem secretário as pastas de Assistência Social, Procuradoria, Obras, Comunicação Social, Turismo, entre outras.
O vereador Pierre Moraes (PDT-RJ), segundo informações, teria sido convidado para a Secretaria de Fazenda, mas não aceitou o convite.
O suplente de vereador Samuel Grassini (PDT-RJ) já foi diplomado pela Justiça Eleitoral.
O presidente interino da CMNF, Luciano Faria (PDT-RJ), aguarda apenas o recebimento da notificação oficial para empossá-lo no lugar de Nami Nassif (PSC-RJ).
Samuel Grassini ocupará mandato enquanto o dono da cadeira, o vereador licenciado Marcelo Verly (PSDB-RJ), estiver no comando da Secretaria Municipal de Educação.
Mudanças nas comissões internas da Câmara de Vereadores foram necessárias pelas mudanças nos quadros da casa com as chegadas de Vanozinho e Márcio Damázio e as saídas de Jorge Carvalho e Serginho. Além disso, Nami Nassif, com saída prevista a qualquer momento, renunciou aos cargos que tinha nas comissões e Luciano por assumir a presidência da casa teve que deixar as comissões que fazia parte.
O prefeito interino Sérgio Xavier não conseguiu convencer o atual procurador da CMNF a aceitar o convite para exercer a mesma função no Executivo. Portanto, o advogado Guilherme Cardoso fica onde está.
O presidente interino da CMNF, Luciano Faria, teve que recompor o staff do Legislativo, com as saídas de André Guedes, novo secretário de Governo e José Gonzaga Reis, novo controlador interno da PMNF.
Os substitutos deles são o advogado Maicon Moraes, novo secretário geral da CMNF e o servidor de carreira Marcos Antonio da Silva, novo controlador interno do Legislativo.

- Com AVS